O Semanário SOL, na sua edição de 30 de Agosto de 2008, disponibilizou para o público leitor mais jovem a adaptação realizada pelo escritor Francisco José Viegas de uma das obras-primas da produção romanesca de Camilo Castelo Branco: “A brasileira de Prazins”.
Com as ilustrações de Sandra Serra, é narrada a história dos amores contrariados de Marta, “a brasileira de Prazins”, e de José Dias de Vilalva. Apesar de ter sido prometida por seu pai, um lavrador remediado, a Zeferino, Marta é obrigada a casar com Bento, um tio paterno que enriquecera no Brasil. Com o falecimento de José Dias de Vilalva e com a realização do casamento contra a sua vontade, Marta enlouquece.
Lê-se no texto de Francisco José Viegas que “todas as cartas que [Marta] escreveu a José Dias e todas as que recebeu do seu namorado proibido acabaram por ser entregues ao padre Osório” que as mostrou a Camilo. “Conservo[-as] entre os meus papéis, em memória de ambos, Marta e José. Esta história só não é triste porque se passou há muito tempo, e devemos aprender com ela o suficiente para nunca cedermos à cobiça, à inveja e à ambição de enriquecer de forma desonesta”.
Casa de Camilo
“A brasileira de Prazins”: Clássicos da Literatura Portuguesa contados às Crianças
Outubro 8, 2008 por casadecamilo
Deixe uma Resposta