Num ambiente de grande descontracção e confraternização, cerca de 150 sacerdotes pertencentes às selecções europeias que participaram no Torneio de Futsal Champions Clerum visitaram na passada quinta-feira, dia 19 de Fevereiro, a Casa de Camilo e as instalações do Centro de Estudos Camilianos.
Aproveitando a pausa na competição, os sacerdotes, munidos de máquinas fotográficas e de filmar, registaram pormenores de algumas das divisões mas importantes da moradia onde viveu o romancista, questionando os técnicos do município – que acompanharam a visita – sobre a vida e a obra do escritor.
“Era um romântico, que tinha problemas com as mulheres”, resumia, assim, um dos sacerdotes da selecção polaca à saída da Casa-Museu, satisfeito por saber que “Amor de Perdição” se encontra disponível em inglês, castelhano, francês, alemão, italiano, sueco, romeno e mandarim.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Arq. Armindo Costa, assumiu o papel de anfitrião, fazendo uma breve apresentação do património histórico, cultural e gastronómico do concelho, e detendo-se mais demoradamente nos aspectos relacionados com a vida e a obra de Camilo Castelo Branco e com as dinâmicas culturais do complexo museológico camiliano de S. Miguel de Seide, gerido pela autarquia, “distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio de Melhor Museu Português 2006 e nomeado para o Prémio de Melhor Museu da Europa”.
“Padres” na Casa de Camilo
Fevereiro 25, 2009 por casadecamilo
Deixe uma Resposta