«Marcos Freire Pamplona, filho de Cristóvão Freire (dos Freire de Andrade) vive, no Candal, com Maria da Nazaré, de quem tem um filho, Álvaro. Esta ligação tem a forte oposição do pai do rapaz que não deixa, apesar de tudo, de contribuir para as despesas da casa.
Lúcia Peixoto, prima de Marcos, ama-o em segredo. A ele recorre porque o irmão, Simão Salazar Peixoto, pretende fazê-la ingressar num convento.
Marcos provoca Simão para um duelo e morre, e Maria da Nazaré endoidece. Marcos é vingado por José Osório do Amaral que acaba por conseguir provocar para um duelo Simão, matando-o.
Lúcia, recolhida pelo tio, não só ajuda à educação de Álvaro como protege Margarida (e sua filha Júlia) que o irmão arrastara à desgraça.
O narrador/autor encontra-se no final da novela na Quinta da Teixeira com Álvaro, casado com Júlia e rodeado de filhos e netos… e também de Lúcia e José Osório do Amaral.»
(In Dicionário de Personagens da Novela Camiliana. Coordenação de Maria de Lourdes A. Ferraz. Lisboa: Caminho, 2002. p.265)
Deixe uma Resposta