O escritor Afonso Cruz é o vencedor do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco relativo ao ano 2009. A obra “Enciclopédia da Estória Universal”, editada pela Quetzal mereceu a unanimidade do júri da Associação Portuguesa de Escritores, constituído por Clara Rocha, José António Gomes e José Ribeiro Ferreira e coordenador Fernando Miguel Bernardes. O Prémio, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão com o apoio da Associação Portuguesa de Escritores tem o valor pecuniário de 7500 euros.
No seu blog, afonso-cruz.blogspot.com, o escritor define-se da seguinte forma: “Afonso Cruz escreve e, além de ilustrador, realiza filmes de animação – às vezes de publicidade, às vezes de autor –, toca e compõe para a banda de blues/roots “The Soaked Lamb”. Produz a sua própria cerveja e usa chapéu. Em Julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países”.
Em “Enciclopédia da Estória Universal” o escritor reúne, em 133 páginas, várias ficções curtas, que no seu todo compõem uma breve descrição do que pode ser entendido como uma exploração da meta-literatura, em que os autores e as personagens da ficção se confundem ou coincidem, ocultando as barreiras entre quem escreve e é escrito, entre o real e o fictício.
“Este é um livro de factos – e de ficções, burlas, citações – esquecidos ou ignorados pela História e encruzilhados uns nos outros em forma de labirinto. Um espaço entre mordomos e coronéis, metáforas, mentiras, assassínios, deuses duplos, cabalistas fabulosos, ascetas hindus e narrativas absolutamente orientais”, lê-se na contracapa.
Refira-se que o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco já galardoou escritores como Mário de Carvalho, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria e José Eduardo Agualusa foram alguns dos distinguidos, anteriormente, com este galardão. Teresa Veiga foi a única escritora que bisou este Prémio.
Fonte: Portal do Município de Vila Nova de Famalicão
Afonso Cruz vence Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco
Julho 9, 2010 por casadecamilo
Deixe uma Resposta