[…] «Apesar de já estar em funcionamento há algum tempo, na passada quinta-feira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou oficialmente a nova linha dos Transportes Urbanos de Famalicão, a Linha Camiliana, que percorre as freguesias e locais habitualmente utilizados pelo romancista Camilo Castelo Branco nas suas obras.
A apresentação do percurso arrancou ao início da tarde no Lugar do Monte, freguesia de Vale S. Cosme, e terminou junto à Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide. Durante a viagem, um grupo de alunos do Curso de Animação Sócio-Cultural da Escola Profissional Cior, em colaboração com o Grupo Folclórico da Casa do Professor de Famalicão, promoveu diversas actividades culturais, envolvendo a dança, a música e o teatro.
No final da viagem, o Vereador Mário Passos reconheceu que a intenção da rota não é só a promoção da utilização dos transportes públicos, mas também a promoção do turismo do concelho: Camilo é um ícone de Famalicão e, por isso, pretendemos promover de forma muito significativa a sua figura, porque através da sua obra sabemos que vamos incrementar o turismo em Famalicão através deste aspecto cultural. Para além dos habitantes de outros concelhos, o responsável sublinha que também se pretende promover Camilo junto dos cidadãos famalicenses porque sabemos que ainda há muitos que desconhecem a sua obra» […]
Fonte: Jornal Opinião Pública, edição de 14 de Julho de 2010
Deixe uma Resposta