Convidado:
Amadeu José Ferreira, nasceu em 1950, em Sendim, Miranda do Douro. Escritor de língua mirandesa e investigador no domínio do mirandês. Licenciado e mestre em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Vice-Presidente do Conselho Directivo da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Publicou várias obras literárias em mirandês (poesia, conto, teatro, crónica, romance) e artigos de investigação nessa mesma língua, tendo igualmente traduzido muitos autores para mirandês, destacando-se Ls Lusíadas de Luís de Camões, Mensaige de Fernando Pessoa, Ls Quatro Eibangeilhos e L Mais Alto Cantar de Salomon. Publicou igualmente várias obras jurídicas.
É Presidente da Associaçon de Lhéngua Mirandesa.
Filme a exibir:
Anquanto la lhéngua fur cantada
Realização: Eric Toledano; Olivier Nakache
Gênero: Comédia
Origem: França
Duração: 112m
M /12
Sinopse: «O planalto de Miranda, único em língua e rico em gente, geografia e tradições que vêm do início dos tempos, tem uma riqueza musical inigualável . Porque não atravessá-lo com a Catarina Wallenstein, com rosto de “Madona”, que canta como ninguém, acompanhada pelo extraordinário acordeão do Gabriel Gomes, com rosto de anjo, e seguido pelo burro “Atenor” de pêlo comprido e avermelhado, perfeito exemplar do burro mirandês? Há alguma coisa mais comovente do que a polifonia dos cantantes das Almas de Sendim? Não é verdade senhor Giacometti? O meu amigo Dr. Amadeu Ferreira, ficará contente e com ele todos os mirandeses a quem dedico este pequeno filme. » João Botelho
Deixe uma Resposta