Casa onde Camilo se instalou no inverno de 1863, escreveu grande parte da sua obra e se suicidou a 1 de Junho de 1890.
A residência apresenta um arranjo dos interiores muito semelhante ao da moradia habitada pelo escritor, recriando com grande fidelidade o ambiente que ali se vivera no séc. XIX.
Considerada a maior memória viva de Camilo, a Casa de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo da vida e da obra do escritor, constituindo cada visita um convite renovado à leitura de Camilo e uma aposta de esperança na perenidade da cultura e da língua portuguesas de que a sua obra constitui afirmação tão singular.
Casa de Camilo – Centro de Estudos
No sentido de dinamizar a acção didáctica e pedagógica da Casa de Camilo e de fazer render o vasto património da instituição, nos campos da bibliografia, da documentação manuscrita, muita dela autógrafa, da iconografia e das artes plásticas, promoveu o Município de Vila Nova de Famalicão a construção de um vasto edifício que compreende um auditório, salas de leitura e de exposições temporárias, gabinetes de trabalho, reservas e cafetaria, entre outros espaços, num amplo e belo conjunto concebido pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira.
CONTACTOS
Morada
Avenida de S. Miguel, 758
4770-631 S. Miguel de Seide
Telefone
252 309 750 (Centro de Estudos)
252 327 186 (Museu)
Fax
252 309 759
E-mail
geral@camilocastelobranco.org
Sítio
http://camilocastelobranco.org/
Localização no WIKIMAPIA
Deixe uma Resposta